Requerimentos para Impressão de PEEK e ULTEM

  • por

Se tratando de materiais de alta performance, o PEEK e o ULTEM necessitam de equipamentos de alta qualidade para que o resultado final seja de fato satisfatório. Na UP3D você encontra os melhores equipamentos e materiais para alcançar resultados de qualidade. 

Confira agora alguns requerimentos para obter a melhor experiência trabalhando com PEEK e ULTEM:

  • Extrusor de alta temperatura: O ponto de fusão dos materiais PEEK é 343 ° C. Isso significa que a extrusora precisa ser capaz de atingir no mínimo essa  temperatura. A bico de extrusão também deve ser totalmente metálico e resistente a abrasões.
  • Mesa de impressão aquecida: Para imprimir polímeros de alto desempenho como os da família PAEK, é imprescindível que a impressora 3D seja equipada com mesa aquecida capaz de atingir temperaturas de 120 ° C, no mínimo. Isso garante a aderência correta do material nos primeiros  momentos da impressão e a qualidade geral da impressão 3D.
  • Câmara aquecida fechada: o PEEK é altamente propenso a encolhimento e deformação. Idealmente (e isso é especialmente importante para peças maiores), a temperatura da câmara deve ser superior a 143 ° C ou mais, que é a temperatura de transição vítrea (Tg) do material.

 

É muito importante que as temperaturas sejam controladas para serem constantes, pois variações podem certamente afetar a qualidade da impressão, causando com que a peça final não seja muito satisfatória.

Veja agora dois vídeos do fabricante INTAMSYS demonstrando as características de impressão com  ULTEM 1010 e PEEK:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *