Conheça as principais diferenças entre PEEK e ULTEM

  • por

O material PEI (polieterimida) também é conhecido no mercado pela nomenclatura ULTEM ™, que é uma marca registrada pela empresa Sabic Innovative Plastics. Este material um polímero amorfo usado em aplicações que requerem retardamento de chama, boa resistência química e resistência a altas temperaturas.

O PEEK (Polyether Ether Ketone) é um termoplástico que pertence à família PAEK e recentemente tem sido utilizado no mercado industrial. O PEEK tem sua origem na década de 1980 quando foi criado na Inglaterra pela empresa Imperial Chemical Industries (ICI). O material é um dos melhores do mercado para aplicações de alto desempenho, por suas propriedades de alta resistência mecânica, térmica e química.

Dessa forma, PEEK e ULTEM® (filamento PEI) são bastante semelhantes pois ambos são material de alta performance, mas têm suas diferenças: 

  • Custo: ULTEM® costuma apresentar um melhor custo benefício do que o PEEK
  • Resistência ao impacto: PEI tem menor resistência ao impacto que o PEEK
  • Resistência à tração: PEEK tem maior resistência à tração que o PEI
  • Resistência à temperatura: O PEEK apresenta maior resistência à temperatura que o PEI.

 

Confira também algumas das áreas da indústria nas quais PEEK e ULTEM® possuem importante aplicação:

  • Indústria Aeroespacial, Automotiva e Militar: As peças impressas em PEEK e ULTEM são leves, porém fortes e resistentes. Além também de serem funcionais, economizando tempo e recursos financeiros.
  • Indústria de Óleo e Gás: as empresas do ramo podem empregar o PEEK para a impressão 3D de válvulas de ar e outras peças contando com suas propriedades de alta resistência química e impermeabilidade.
  • Indústria Eletro-Eletrônica /Semicondutores: Com a integridade elétrica do PEEK, é possível imprimir em 3D placas de circuito flexíveis, bem como isolamento de fios e cabos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *